Serviço de Urgência do Hospital Escala Braga - Casa de duplo sofrimento!?
Tendo por imperativos profissionais necessidade de acompanhar um meu utente ao Serviço de Urgência do Hospital público/privado Escala Braga, deparo-me com os problemas já por mim relatado há 2 anos no Ex-hospital de Braga à Sra. Ministra da Saúde Dra. Ana Jorge e por mim denunciado publicamente.
Cheguei ao Hospital Novo por volta das 11 horas do dia 20/08/2012 e procurei uma cadeira de rodas para poder transportar o utente de 89 anos mas não existia a dita cadeira e o paciente teve de se deslocar a pé para a sala de espera .Apos ser realizado o pagamento de 20 euros e de estar à espera numa fila longa foi atendido na triagem por um enfermeiro que colocou a pulseira amarela (significado urgente o atendimento).O utente levava uma carta escrita por mim com caracter de urgência dado a suspeita de quadro cirúrgico. Foi chamado passado um tempo pelo medico que realiza a 1º consulta no entanto teve que esperar 1 hora que chegasse uma maca para o deitar para depois ser observado. Os médicos continuam sem ser identificados a não ser que segundo dizem andam de bata azul .A sinalética no interior da urgência é um autêntico labirinto. Ao ser observado pelo dito medico pediu-me para sair da sala para estar mais à vontade para o observar .Não sei se a minha presença o intimidasse por sentir-se fiscalizado. Acatei a sua decisão embora mencionasse que eramos colegas. Apos 2 horas de espera desde que entrou no hospital são realizadas as 1ª analises tendo de seguida realizada um Rx abdominal….uma ecografia...e....ao fim de 11 horas o utente foi finalmente internado.
Continua o Serviço de Urgência de Braga um serviço despersonalizado um serviço a necessitar de alguém que tenha uma visão de eficiência ,rapidez e humanismo na sua gestão motivando quem lá trabalha para um melhor desempenho.
Não existe um ACOLHIMENTO ,peça fundamental neste serviço que apoie todos os utentes para que estes sintam minimamente confortados a animados com esperança de uma saúde melhor.
A URGENCIA é uma necessidade e os pacientes /utentes que pagam os seus impostos necessitam de outro tratamento mais humanizado .Os profissionais de saúde que trabalham nestes locais tem de ter uma preparação psicológica que consigam realizar um trabalho em que os pacientes sintam confiança nesta instituição .
É esta a relação que os médicos do Hospital de Braga querem ter com os médicos assistentes que trabalham nas Unidades de Saúde Familiar ou nas Unidades de Cuidados Saúde Personalizados de Braga ?
O hospital só mudou de cara porque o resto …deixa muito a desejar!
O sofrimento de quem o procura… e o sofrimento de quem é vitima na resposta que obtém.

