Grau de satisfação dos profissionais de saúde proximo de zero!...

Exercendo clínica médica desde há 30 anos não posso calar a minha indignação ao verificar que os profissionais de saúde se encontram tristes ,angustiados e com vontade de pedir a sua reforma antecipada no período auge da sua carreira em virtude de não lhe ser reconhecido o mérito e a dedicação que tem sido praticada aos seus utentes e à população em geral.
Há anos atrás exerci as funções de chefe do Planeamento e Controle no Centro de Saúde Braga 3 e nesse período foi realizado um inquérito para avaliação do grau de satisfação dos seus profissionais.Nessa altura o grau encontrado de satisfação rondava os 70%.Dava gosto ver a motivação e o entusiasmo de todos os profissionais no desempenho e no gosto de exercer as suas tarefas e funções.
Não basta apresentar lamentações é necessário apresentar ideias e possíveis soluções para inverter toda esta situação.
Assim vejamos:
Neste momento de crise económica ,em que muitas famílias portuguesas vivem no limiar da pobreza ,em que a procura do Serviço Nacional de Saúde é mais intensa por variadíssimas razões desde os problemas sociais derivado do desemprego há que encontrar a resposta para que o seu atendimento seja realizado no timing mais curto com uma palavra de alento uma postura afável e um tratamento adequado.Sabemos que os profissionais de saúde são poucos se encontram muitas vezes cansados não só pelo seu trabalho realizado embora por vezes seja intensivo mas porque os seus superiores hierárquicos não tem uma palavra amiga ,um conforto , uma atenção ,são chefes mas NÃO são lideres . E ser líder não se é por carreirismo ,por compadrio ,a liderança só existe quando é reconhecida pelos seus colaboradores,é inata .
O que se passa neste País é que há poucos lideres chefes mas muitos chefes que não são lideres e assim o País não progride nem desenvolve.
Recebi há poucos dias um email que passo a transcrever que dá para pensar:
" Aquele que ao longo do dia é activo como uma abelha,forte como um touro,trabalha que nem um cavalo e que ao fim da tarde se sente cansado que nem um cão ,deverá consultar um veterinário porque é bem possível que seja burro".
Voltarei ao asunto mais tarde.....


0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home