15 fevereiro 2009

É esta a Saúde que pretendemos para este País?


Li há dias na revista da Ordem dos Médicos um artigo em que mencionava que o Centro de Saúde de Vila Real 2 passou a funcionar num contentor.Assim reza a história:
O edifício em que funcionava o Centro de Saúde foi remodelado e passou a funcionar uma Unidade de Saúde Familiar - USF Felix - e os 6 médicos e restante pessoal que não aderiram à mesma ,tal como os utentes das listas dos médicos passaram a trabalhar e a ser atendidos num grande contentor.
Segundo o Director deste Centro de Saúde os gabinetes são exíguos,o simples acto de alguém se mover entre a marquesa e a secretária é uma odisseia, a conversa entre o médico e o doente ouve-se no gabinete contíguo e até nos corredores ,o ar condicionado faz um barulho ensurdecedor que dificulta o trabalho dos profissionais.
Assim se confirma que estamos a ter utentes de 1º e utentes de 2º conforme os médicos adiram ou não às USFs.
Estamos a realizar 2 reformas ao nível da saúde e a duas velocidades: uma com formação das USFs (Unidades de Saúde Familiares ) e outra com os ACES (Agrupamentos de Centro de Saúde)que ainda não se iniciou.....Assim sendo ,quem não aderir à força... às ditas unidades terá que suportar com os restos.... ?
Esta discriminação para além de injusta, penaliza e muito ,os utentes e os médicos que não tenham aderido às ditas unidades .
Assim vemos como é que este governo com pezinhos de lã está a destruir o Serviço Nacional de Saúde pretendendo a curto prazo que estas unidades se privatizem e os utentes passem a pagar todos os cuidados de saúde.
E porque será que os médicos não aderem às ditas USFs?
Com certeza não tem confiança nesta reforma.Já assistiram a muitas reformas que foram um fracasso;não é com o pretexto que o seu ordenado seja aumentado que cegamente aderem.
« Gato escaldado da água quente tem medo»...

É esta a Saúde que pretendemos para este País?
Temos que parar para reflectir ...porque senão mais uma reforma que poderia ser boa é deitada para o caixote do lixo ,e os portugueses estão fartos destas politicas que não melhoram o seu bem estar!